Blog para Investir

Investimentos

Fundos Small Caps: Desubra como funciona essa aplicação

Fundos Small Caps: Desubra como funciona essa aplicação

Atualizado em 26/07/2022 às 12:21

Banner da noticia Fundos Small Caps: Desubra como funciona essa aplicação

Compartilhe


Nos últimos anos, algumas mudanças no cenário econômico brasileiro despertaram o interesse de muitos investidores por opções de renda variável. Com a queda da Taxa Selic, os produtos de renda fixa já não são tão rentáveis quanto nos períodos em que convivíamos com juros altos. Para quem busca aumentar ganhos, uma das alternativas de investimento que merecem atenção especial são os fundos small caps.

Essa opção de investimento em renda variável permite vislumbrar alta rentabilidade, com a segurança de que especialistas do mercado financeiro se dedicam em profundas análises para identificar as melhores oportunidades.

Neste post, você entenderá o que são os fundos small caps, como eles são compostos e por que deve considerar essa possibilidade de investimento ao pensar em renda variável. Acompanhe!

O que são fundos small caps?

Fundos small caps buscam investir em empresas de menor capitalização. Ou seja, os gestores desses fundos miram ações de organizações com pequeno valor de mercado. A razão para isso é identificar companhias “subavaliadas”, que possam proporcionar maior valorização.

A estratégia de fundos de ações small caps é investir em valor. O que isso significa? São procuradas empresas que tenham valor intrínseco, mas que, por algum motivo, ainda não foram reconhecidas pelo mercado. Em suma, o preço da ação — valor de mercado — não reflete o seu valor intrínseco.

Assim, os gestores desses fundos perseguem ativos subavaliados e que ainda não tenham sido identificados pelo mercado. A probabilidade de esse erro de valorização ocorrer é maior no universo de empresas de menor capitalização.

Como dissemos, a principal justificativa para comprar ações dessas empresas é a estratégia de investir em valor. Após o mercado “errar” na precificação desses ativos, é aguardado um evento de correção, conhecido como “evento catalizador”, quando há a correção para o preço justo. Nesse momento, esses investidores alcançam o tão aguardado retorno financeiro.

Como são compostos os fundos de ações small caps?

As ações que compõem os fundos small caps são aquelas de empresas de baixa capitalização e alto potencial de crescimento. Elas se caracterizam ainda por serem de baixa liquidez e terem pouca cobertura de analistas — há poucos relatórios sobre elas.

Mas por que o erro de subavaliação é mais frequente em empresas de menor capitalização? Podemos apontar dois motivos principais:

  • a primeira razão é porque há um número menor de investidores olhando para aqueles papéis. Ou seja, há menor visibilidade no mercado, que é mais eficiente em atribuir um valor justo para ações de empresas que despertam interesse de centenas de milhares de investidores.
  • um segundo motivo é que essas empresas raramente compõem os índices Ibovespa ou IBrX, permanecendo fora do radar.

Por consequência da baixa visibilidade, poucas pessoas investem nessas companhias, o que resulta em poucas corretoras gerando relatórios sobre elas. Dessa forma, são geradas menos pesquisas e é maior a probabilidade de o ativo ficar mal precificado reforçado um ciclo de baixa volatilidade

Outro ponto que justifica a realização da estratégia de valor com ações small caps é a facilidade de crescimento em termos relativos. Uma empresa que fatura R$ 100 milhões por ano, por exemplo, tem maior facilidade em dobrar o faturamento do que uma empresa que alcança R$ 50 bilhões anuais.

O investimento em empresas de baixa capitalização também está atrelado à maturidade desses negócios. Por ainda não estarem em fases já consolidadas, são organizações que apresentam taxas de crescimento muito superiores à média do mercado. Resumidamente, como elas são menores, é mais fácil que se desenvolvam mais rápido.

Como os analistas definem quais ações farão parte de fundos small caps?

A identificação de ações de pequenas empresas com efetivo potencial de crescimento demanda um árduo trabalho, conhecido com análise fundamentalista.

Uma vez que essas organizações têm pouca visibilidade, é obrigatório que os gestores façam análises proprietárias para concluir quais são realmente boas oportunidades de negócio.

Nesse cenário, não é possível depender de relatórios de terceiros, já que essas organizações não atraem a atenção de grandes corretoras. A escolha das ações que devem compor os fundos small caps envolve um trabalho intensivo de análise de balanços e relatórios dessas organizações, a fim de entender o negócio. Os gestores buscam informações com players do mercado, para inferir a razão para essas ações estarem subavaliadas.

Podemos dizer que não há atalho nesse universo. Para a aquisição de ações de empresas maiores, é comum que gestores de fundos de investimentos se apoiem em relatórios de corretoras e avaliação de gráficos. Já a identificação de oportunidades de crescimentos de pequenas companhias é dependente de uma análise fundamentalista.

Quais as vantagens dos fundos de ações small caps?

Investidores que decidem recorrer a fundos small caps desfrutam de uma série de vantagens:

  • há uma equipe de especialistas dedicada a fazer a análise fundamentalista e identificar boas oportunidades;
  • os investimentos em small caps somente são feitos quando o potencial de valorização é muito alto. As empresas podem demorar para se consolidar — são negócios menos maduros e dependem de boa execução da estratégia de negócio —, mas o potencial de ganho é muito maior.
  • é possível contar com o que é chamado de margem de segurança. Mesmo quando são identificados investimentos de potencial de ganho muito alto, os gestores dos fundos optam por não comprar papéis caso o potencial de perda também seja elevado. Desse modo, é feita a análise tanto do cenário otimista quanto do cenário pessimista. Assim, se houver boa margem de segurança, a possibilidade de o investidor perder dinheiro é menor.

Quais riscos envolvem os fundos small caps?

Os riscos de investimentos em fundos small caps estão relacionados à possibilidade de demora para a obtenção de retorno. Uma vez que as empresas são menos maduras, os papéis são menos líquidos, e o tão aguardado evento catalizador pode não ocorrer. Assim, é possível que as ações dessas companhias permaneçam mal precificadas por muito tempo.

Todavia, o rápido crescimento de uma organização tende a despertar atenção do mercado. Geralmente, ocorrem eventos catalizadores com aumento de lucro, pagamento de muitos dividendos ou aquisição dessas companhias por uma empresa maior. Na ausência de um evento catalizador, há risco de que o preço das ações continue abaixo do esperado por muito tempo.

Dessa forma, é fundamental contar com a assessoria de bons gestores. Não basta investir em negócios baratos se não compensarem. É preciso identificar empresas sólidas, com bons preços, bem geridas e grande potencial de crescimento.

O fundo JMalucelli Small Caps FIA, distribuído pelo Paraná Banco, alcançou rentabilidade de 128,9% desde o seu início, em junho de 2008, até setembro de 2018. No mesmo período, o Ibovespa registrou 22,03% de rentabilidade.

Portanto, é necessário analisar as melhores opções do mercado e identificar aquela que seja mais adequada para o seu perfil de investimento.

Ficou interessado em investir em renda variável? Saiba qual é o fundo mais indicado para as suas ambições!

Assine a newsletter Paraná Banco Investimentos e receba conteúdos exclusivos:

Veja também

WhatsApp iconWhatsApp icon