Blog para Investir

Investimentos

O que é uma plataforma aberta de investimentos: quais as vantagens para o cliente e como funciona?

O que é uma plataforma aberta de investimentos: quais as vantagens para o cliente e como funciona?

Atualizado em 26/07/2022 às 11:03

Banner da noticia O que é uma plataforma aberta de investimentos: quais as vantagens para o cliente e como funciona?

Compartilhe


Conceito prevê que especialistas possam indicar o que há de melhor no mercado para o cliente, mesmo que o produto em questão seja do concorrente.

Ter em suas mãos todas as opções de compra de um produto se tornou realidade com a popularização das compras online. Sem sair de casa, o consumidor consegue em poucos minutos comparar preços em diversas lojas e escolher aquelas ofertas que de fato estão valendo a pena.

No mundo dos investimentos, essa ideia cada vez mais se torna frequente. Com a chegada do conceito de plataforma de investimentos, não apenas os clientes, mas as instituições financeiras estão percebendo que é possível ir além das opções convencionais e desfrutar de uma melhor rentabilidade em diversas modalidades.

O que é uma plataforma de investimentos?

A ideia aqui é simplificar o acesso do cliente a um maior número possível de ferramentas de forma que ele mesmo possa realizar ações de compra e venda assim que tomar decisões. Em outras palavras, seja via computador, tablet ou celular, você pode acessar uma conta não apenas para conferir o status, mas para investir ou fazer retiradas sem precisar conversar com intermediários no meio do caminho.

E não é só isso: o modelo tradicional das instituições financeiras prevê a apresentação para o cliente apenas de produtos “próprios” ou de parceiros. Na prática isso faz com que o cliente não tenha acesso a absolutamente tudo o que existe no mercado. Nas plataformas abertas essa ideia muda: se o produto do concorrente, naquele momento, oferece uma rentabilidade mais interessante, por que não ofertá-lo? No final, todos saem ganhando.

As principais vantagens de uma plataforma de investimentos

O conceito de plataforma de investimentos é bastante amplo, e por se tratar de algo que ainda está em desenvolvimento no mercado brasileiro, mudanças ocorrem a todo instante em termos de estruturação. Todavia, é fácil perceber que hoje esse modelo traz mais vantagens do que desvantagens. Vamos conhecer alguns pontos positivos.

  1. Maior oferta de produtos disponíveis

Por que se limitar aos produtos oferecidos por apenas uma instituição financeira quando você pode explorar tudo aquilo que o mercado oferece? Uma plataforma de investimentos abre um leque maior de possibilidades para que você possa ter mais elementos de comparação – e tudo isso ao mesmo tempo.

Uma vez que a solução foi contratada, torna-se mais fácil o gerenciamento da carteira. Em vez de ter que entrar no site ou no aplicativo de cada uma das instituições financeiras envolvidas, por que não fazer isso em um só lugar?

  • Maior média de rentabilidade

Quando você amplia as suas opções, aumenta também as possibilidades de diversificação do seu portfólio. Como consequência, crescem as chances de que a sua rentabilidade média aumente. Isso muito se deve também ao fato de você poder contar com um especialista no processo, alguém que possa orientá-lo a tomar as melhores decisões de acordo com o seu perfil e objetivos.

  • Menor custo administrativo

Como todas as suas opções estão centralizadas em um único lugar, as taxas administrativas que você paga sobre os investimentos são menores se comparadas às taxas que você pagaria individualmente para cada instituição. Assim, o investidor pode se preocupar apenas com as escolhas com relação aos rendimentos, sem se preocupar com as “letras miúdas” ou regras que podem mudar de instituição para instituição.

  • Possibilidade de negociar múltiplas opções

Eventualmente algumas instituições podem não trabalhar com produtos específicos, como compra de ações ou negociação de moeda estrangeira. Uma plataforma de investimentos, em linhas gerais, agrega o máximo possível de serviços em uma única conta, simplificando a interação do usuário com seus investimentos. Nesse sentido, a ideia é que não existam restrições limitadas aos produtos próprios ofertados pela instituição.

Gostou das oportunidades que uma plataforma de investimentos é capaz de oferecer? Mais do que simplicidade no acesso às informações, é importante contar com a ajuda de um especialista com visão ampla, que possa extrair o que há de melhor no mercado em prol da sua rentabilização.

Consulte as opções do Paraná Banco Investimentos e aumente a sua rentabilidade por meio de um portfólio amplo e versátil.

#investimentos

Assine a newsletter Paraná Banco Investimentos e receba conteúdos exclusivos:

Veja também

WhatsApp iconWhatsApp icon