Blog para Investir

Investimentos

Renda Fixa ou Variável: quais são os melhores tipos de investimentos?

Renda Fixa ou Variável: quais são os melhores tipos de investimentos?

Atualizado em 15/08/2022 às 14:13

Banner da noticia Renda Fixa ou Variável: quais são os melhores tipos de investimentos?

Compartilhe


Entenda as diferenças entre cada uma dessas modalidades e descubra quais são as melhores alternativas para você dentro de cada uma das categorias.

Renda fixa ou variável, ambas podem ser ótimas opções para investir o seu dinheiro, pois tudo depende da sua perspectiva. Não há uma escolha perfeita, pois ambas têm suas vantagens e desvantagens. Por isso, muitos fatores influenciam na escolha.

O fato é que nas duas modalidades existem alternativas interessantes para os mais diversos perfis de investidores. Assim, conhecê-las é o primeiro passo para tomar boas decisões.

Em renda fixa, podemos citar opções como CDB, Tesouro Direto, LCI e LCA. Já em renda variável, entram alternativas como fundos de investimento, ações ou ETFs. Neste artigo, vamos detalhar essas oportunidades para que você possa conhecer as melhores opções para investir o seu dinheiro.

Renda Fixa x Renda Variável: qual é a diferença?

As melhores opções de investimento em renda variável

A principal diferença entre renda fixa e renda variável é o momento no qual se calcula a rentabilidade de um investimento.

Na renda fixa, por exemplo, é possível saber a rentabilidade logo após o momento em que a aplicação é feita.

Já no caso de uma operação de renda variável, não é possível saber com exatidão o retorno que se terá ao final do período  e não há garantias de que serão retornos sempre positivos.

Por suas características, os investimentos em renda fixa costumam ser mais indicados para quem tem perfil conservador ou moderado, pois o grau de risco em geral é menor. É justamente o oposto do que ocorre nos investimentos em renda variável, em que os riscos são maiores e, consequentemente, é possível oportunizar um maior retorno.

Entretanto, isso não significa que um tipo de investimento exclua o outro. A composição de uma carteira de investimento pode perfeitamente ter opções de renda fixa e variável. Desse modo, você pode aproveitar os bons momentos que cada uma das modalidades oferece.

Independentemente do seu perfil, um bom investidor é aquele que diversifica suas opções. Por isso, não coloque todos os ovos na mesma cesta. Os gerentes de investimentos do Paraná Banco podem orientá-lo melhor sobre quais são as alternativas mais indicadas para o seu perfil.

Renda Fixa: as melhores opções

Há pelo menos uma dezena de opções de investimento em renda fixa e todas elas se enquadram em categorias de risco baixo ou médio. Conheça quais são as alternativas disponíveis:

INVESTIMENTOO que é e como funciona
Certificado de Depósito Bancário(CDB)Empréstimo aos bancos.
CRI E CRATítulos lastreados em recebíveis de negócios imobiliários ou agronegócio.
Carteiras Digitais atreladas ao CDIContas correntes com rendimento que acompanham a taxa DI.
DebênturesTítulo privado relativo ao empréstimo a uma empresa.
Fundos de Renda FixaFração de patrimônio de um fundo que investe em renda fixa.
LC,LCI,LCALetras de financiamento ao mercado financeiro, imobiliário ou do agronegócio.
Recibo de Depósito BancárioEmpréstimo feito às instituições financeiras.
Títulos do Tesouro DiretoEmpréstimo feito ao Governo Federal.

As melhores opções de investimento em renda fixa

Com a taxa Selic em tendência de alta, optar por CDBs pós-fixados neste momento pode ser um ótimo negócio. Em geral, esse tipo de aplicação tem a taxa de remuneração atrelada ao valor do CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

O CDB Pós-Fixado Paraná Banco conta com uma rentabilidade que varia conforme regulamentação do Banco Central (Bacen). Quando a Selic se eleva, a rentabilidade aumenta. Quando a Selic desce, a rentabilidade acompanha.

Com um título desse tipo, você tem um investimento tão seguro quanto a poupança e com muito mais rentabilidade. Além disso, tem ao seu lado a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que permite recuperar até R$ 250 mil em depósitos ou créditos em instituições financeiras em caso de falência, intervenção ou liquidação.

Outra opção interessante são as LCI e LCA. As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) são títulos emitidos por instituições financeiras com objetivo de captar recursos para o setor imobiliário. Esses títulos são oferecidos como empréstimos para o setor comprar, construir, reformar ou realizar os demais objetivos ligados ao negócio. Já as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) seguem a mesma lógica, mas com objetivo de estimular atividades do setor do agronegócio.

Funciona assim: você “empresta” dinheiro ao banco para que ele “empreste” dinheiro para financiar o agronegócio ou o setor imobiliário. Em troca, você recebe o valor aplicado (quando fizer o resgate) mais uma remuneração com rentabilidade geralmente baseada no CDI.

Como investimento em renda fixa, as LCA e LCI podem ser prefixadas, nas quais você já sabe quanto irá ganhar no momento da contratação, ou pós-fixadas, cuja variação da rentabilidade ocorre conforme aumento ou diminuição da taxa de juros.

Renda variável: as melhores opções

Da mesma forma, há uma série de opções de investimento em renda variável e todas elas se enquadram em categorias de risco médio ou alto. Conheça quais são as alternativas disponíveis:

INVESTIMENTOSO que é e como funciona
AçõesFração do capital de uma empresa.
BDRCertificados de ações de empresas estrangeiras negociadas no Brasil.
Câmbio e ouroMoedas de outros países e metal precioso.
CriptomoedasMoeda digital com tecnologia blockchain.
ETPFração de patrimônio de um fundo que segue um índice de mercado.
Fundos de Ações (FIA)Fração de patrimônio de um fundo de ações.
Fundos Imobiliários (FII)Fração de patrimônio de um fundo imobiliário.
Fundos Multimercados (FIM)Fração de patrimônio de um fundo que investe em renda fixa e variável.

As melhores opções de investimento em renda variável

Os fundos de investimento estão entre as opções mais interessantes em renda variável. Entre as vantagens desta aplicação está a diversificação e a praticidade, pois é possível montar carteiras específicas de acordo com o seu perfil.

Há uma lista extensa de fundos de investimento disponíveis (você confere todos eles aqui). Os principais destaques são o 4UM Small Caps FIA e 4UM Marlim Dividendos FIA.

Converse hoje mesmo com um dos gerentes de investimento do Paraná Banco e descubra quais são as melhores oportunidades para rentabilizar o seu patrimônio. É simples, rápido e fácil, e nossa equipe de atendimento está sempre à sua disposição pelo telefone (41) 3351-9559 ou WhatsApp (41) 3351-9840.

#investimentos

Assine a newsletter Paraná Banco Investimentos e receba conteúdos exclusivos:

Veja também

WhatsApp iconWhatsApp icon