Blog para Investir

Educação Financeira

7 séries sobre mercado financeiro que você precisa assistir

7 séries sobre mercado financeiro que você precisa assistir

Atualizado em 26/07/2022 às 16:06

Banner da noticia 7 séries sobre mercado financeiro que você precisa assistir

Compartilhe


Passar um fim de semana maratonando na Netflix (ou em outra plataforma de streaming) é uma ótima ideia, não é mesmo? Mas você sabia que existem várias séries sobre o mercado financeiro que ajudam a entender melhor esse contexto?

Basta lembrar de filmes como O Lobo de Wall Street. Nesse caso, o personagem de Leonardo DiCaprio mostra os bastidores da bolsa de valores de Nova York e seu enriquecimento ilícito. É claro que esse não é o melhor exemplo. Porém, é fato que a indústria do entretenimento explora o mercado de investimentos de diversas formas.

E uma delas é por meio das séries, pois, além de se entreter, você usa o seu tempo livre para adquirir novos conhecimentos. Por isso, criamos este post com 7 seriados que você deve assistir agora para conhecer o mercado financeiro. Então, que tal unir o útil ao agradável? Confira!

1. Billions

Essa série de drama contempla temas sobre mercado financeiro e as disputas jurídicas. Cercada de conflitos, os personagens principais são Bobby Axelrod — líder bilionário de um fundo multimercado — e Chuck Rhoades — promotor público que investiga possíveis irregularidades de Axe.

Exibida pela HBO e disponível na Netflix, Billions apresenta os conhecimentos em finanças como forma de trazer realismo aos episódios. Além disso, ainda ensina os espectadores sobre o funcionamento do mercado de ações.

Assistindo ao seriado, que contém 36 episódios em três temporadas, você também é capaz de entender o que é preciso para ser bem-sucedido, a importância de pesquisar sobre o tema e porque pode valer a pena arriscar. Então, que tal aprender a investir o medo?

2. Traders

É um seriado mais antigo — já tem mais de 20 anos — produzido no Canadá. A história se passa dentro de um banco de investimentos fictício. Por isso, várias rotinas dos gerentes e dos traders que atuam com o dinheiro dos clientes são apresentadas.

Com exibição entre 1996 e 2000, Traders tem cinco temporadas e 83 episódios. Você pode assistir pela Amazon Video. Nesse seriado, aprenderá que existem vários mitos no mercado financeiro que precisam ser desconstruídos.

Um deles é o de que a atuação no mercado de ações é como o filme O Lobo de Wall Street. Na realidade, tornar-se um investidor exige equilíbrio e cuidados para garantir que o dinheiro ofereça a máxima remuneração possível.

3. American Greed

Essa série sobre o mercado financeiro da CNBC conta diferentes casos de golpistas e fraudes que ficaram famosas no setor. Com ela, você percebe que é necessário tomar cuidado e agir de acordo com as regras.

Devido ao seu ensinamento, American Greed é considerada uma das melhores séries para os investidores iniciantes. Afinal, perceberá que, para chegar aonde deseja, precisará empregar muito esforço e saber identificar golpes para evitá-los.

O ponto positivo de American Greed é que ela continua sendo exibida e já está na 11ª temporada. Você pode acompanhar os episódios pela Amazon Video.

4. Million Dollar Traders

Já pensou sobre o que faria se tivesse R$ 1 milhão à sua disposição? É provável que tenha considerado essa possibilidade, mesmo que de brincadeira. Porém, a BBC leva o questionamento a sério na série Million Dollar Traders.

Esse programa contém oito participantes de diferentes perfis e eles passam por um treinamento intensivo sobre aplicações financeiras. Depois dessa etapa, cada um ganha 1 milhão de dólares para empregarem da maneira que preferirem.

Ao mostrar as dificuldades de cada pessoa, o seriado ensina o que é importante no mercado financeiro. Você também vê como tudo funciona na prática. O único problema do Million Dollar Traders é que teve apenas uma temporada com quatro episódios. Ainda assim, vale a pena.

5. O Sócio

Mais conhecida no Brasil para os usuários da TV a cabo, O Sócio é um programa apresentado por Marcus Lemonis, que procura empresas perto da falência para se tornar um parceiro de negócio. Ele é um dos maiores empreendedores americanos, com uma fortuna de mais de 2 bilhões de dólares.

A partir dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos por Lemonis, você consegue perceber que nem sempre é fácil abrir e gerenciar uma empresa. Além disso, entende que investir e se arriscar exige algumas habilidades e competências, inclusive pessoais e comportamentais.

No Brasil, O Sócio é exibido pelo History Channel. O programa já tem cinco temporadas e é indicado para qualquer pessoa que deseja empreender ou fazer uma aplicação financeira.

6. Shark Tank

Com uma versão brasileira, os “tubarões” do Shark Tank podem causar medo a quem se apresenta para eles. Afinal, fica claro que apenas ter uma boa ideia é insuficiente. Na verdade, é necessário ter capacidade de persuasão, visão de mercado e saber tomar decisões acertadas.

Os sharks são empreendedores de sucesso, com conhecimento teórico e prático. Eles avaliam uma série de fatores antes de dizer se aceitam a proposta ou não. Por exemplo: quais são os riscos e os benefícios do projeto, quais elementos são mais confiáveis, como é definido quanto aplicar e mais.

Em muitos casos, oferecem uma contraproposta, que pode ou não ser aceita pelo iniciante que foi ao local se apresentar. Com esse programa, no mínimo, você aprenderá que alcançar o sucesso pode ser bastante difícil.

7. Wall Street Warriors

A vida do investidor nem sempre é fácil. Ela pode ser recheada de drama, conflitos e obstáculos. Mas também conta com muitas superações. E é exatamente isso que a série Wall Street Warriors apresenta.

Com três temporadas, cada episódio apresenta a vida de investidores de sucesso do mercado financeiro americano. Por isso, é uma boa fonte de inspiração e ânimo. O programa completo está disponível na Amazon Video.

Como você pôde perceber, assistir às séries sobre o mercado financeiro é uma boa alternativa para aprender sobre investimentos e saber o que é necessário fazer para alcançar a segurança financeira. Aproveite a oportunidade e veja qual é o melhor caminho a seguir.

Agora que você já conhece esses 7 seriados sobre o mercado financeiro, não guarde essas dicas apenas para você! Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a conhecerem sobre aplicações financeiras!

Assine a newsletter Paraná Banco Investimentos e receba conteúdos exclusivos:

Veja também

WhatsApp iconWhatsApp icon