Blog para Investir

Investimentos

CDBs são garantidos pelo FGC: o que isso significa?

CDBs são garantidos pelo FGC: o que isso significa?

Atualizado em 26/07/2022 às 11:04

Banner da noticia CDBs são garantidos pelo FGC: o que isso significa?

Compartilhe


É mais segurança para você investir o seu dinheiro, já que até um certo limite, mesmo que a instituição financeira tenha problemas o cliente não deixa de receber.

Desde os anos 90 o brasileiro se acostumou com a ideia de que “cadernetas de poupança são a forma mais segura para poupar dinheiro”. De fato, essa modalidade está entre as mais seguras do mercado, mas ela não é a única e, principalmente, não é a que oferece melhor rentabilidade.

Os CDBs também são uma alternativa cercada por todas as garantias que a poupança oferece, mas com rendimentos mais interessantes. Que tal dar uma olhada nessa modalidade e descobrir uma oportunidade que você talvez não esteja considerando na hora rentabilizar seu patrimônio?

Primeiramente, vamos entender o que é mecanismo de proteção chamado FGC, que também está presente no CDB.

FGC: o que é Fundo Garantidor de Crédito?

FGC é uma sigla para Fundo Garantidor de Crédito. Trata-se de um fundo que foi criado na década de 90 e tem como objetivo funcionar como um mecanismo de proteção para os clientes que investem em instituições financeiras.

Esse fundo cobre algumas modalidades de investimento, o que inclui os Certificados de Depósito Bancário (CDB), as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito de Agronegócio (LCA), além de depósitos em conta corrente e poupança, entre outros.

Na prática, funciona assim: suponha que a instituição financeira em questão tenha problemas e, por alguma razão, ela não tenha condições de honrar a devolução do seu dinheiro. Nesses casos, o Banco Central, que é o órgão que fiscaliza o sistema financeiro, pode intervir ou liquidar de forma extrajudicial a instituição em questão.

Isso habilita o cliente a acionar o FGC para obter de volta o dinheiro retido em investimentos. Porém, há um limite: o valor máximo de R$ 250 mil (incluindo a rentabilidade), tanto para pessoas físicas quanto jurídicas por conglomerado financeiro.

Por que os CDBs são considerados um investimento seguro?

Os CDBs são Certificados de Depósito Bancário, ou seja, ativos de renda fixa atrelados ao CDI que “certificam” que você fez um depósito bancário em uma determinada instituição financeira. A boa notícia é que essa modalidade é garantida pelo FGC – respeitando-se o limite dos R$ 250 mil, assim como acontece com a caderneta de poupança.

Portanto, quem usa o argumento de que prefere a poupança pela segurança, na prática não está observando que ambas as modalidades têm o mesmo tipo de garantia, com a vantagem para os CDBs pelo fato de terem rendimentos melhores em geral. Portanto, conhecer mais detalhes dessa modalidade e optar por investir nela é sim um bom negócio.

Basicamente, existem três tipos de CDBs: os pré-fixados, os pós-fixados e os híbridos. Vamos conhecer mais detalhes sobre cada um deles.

CDB pré-fixado: nesse caso, a taxa de juros é definida no exato momento que o investidor faz a aplicação e esse percentual se aplica até o final do período do investimento. Por exemplo: suponha que no momento do depósito foi acordado que o rendimento seria de 110% do CDI durante 24 meses. Mesmo que a taxa caia ou suba nos meses seguintes, seu rendimento permanecerá o mesmo até o final.

CDB pós-fixado: nesse caso, o mesmo índice pode ser levado em consideração, mas o rendimento pode variar de um mês para outro. Se o CDI sobe, seus rendimentos sobem; se o CDI cai, seus rendimentos diminuem.

CDB híbrido: já nesta modalidade são utilizados tanto elementos pré-fixados quanto pós-fixados para compor a remuneração. Em geral, parte da rentabilidade é fixa, de acordo com o índice estabelecido no momento da aplicação; já outra parte fica atrelada a algum índice econômico, como o IPCA, e varia conforme a flutuação do percentual.

Outra vantagem dos CDBs é que eles são considerados investimentos acessíveis, ou seja, eles têm um valor mínimo baixo e a forma de contratação é bastante simplificada. Isso faz com que mesmo iniciantes no mundo dos investimentos ou pessoas sem muito capital possam fazer suas aplicações correndo menos riscos e desfrutando de uma rentabilidade mais interessante.

Que tal conhecer as opções em CDB do Paraná Banco Investimentos? Compare e comprove como oferecemos algumas das melhores taxas do mercado, com alternativas para todos os perfis de investidor. Tudo sem burocracia e sem complicação.

#investimentos

Assine a newsletter Paraná Banco Investimentos e receba conteúdos exclusivos:

Veja também

WhatsApp iconWhatsApp icon