Blog para Investir

Investimentos

Como diversificar os investimentos

Como diversificar os investimentos

Atualizado em 26/07/2022 às 11:05

Banner da noticia Como diversificar os investimentos

Compartilhe


Colocar todo o seu dinheiro em um só lugar pode não ser um bom negócio, deixando você muito exposto às variações do mercado.

Certamente você conhece o ditado popular que diz que “não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta”. Essa metáfora se aplica a muitas coisas, mas ela cabe com uma luva quando falamos de investimentos. Não há especialista em finanças que recomende a você contrariar essa regra.

Porém, você já parou para pensar nas razões pelas quais diversificar é sempre um melhor negócio? Além de diminuir os riscos, seu patrimônio fica menos exposto a instabilidades financeiras, e no médio e longo prazo você pode obter resultados ainda melhores, sem maiores preocupações.

Diversificar investimentos: o que isso significa na prática?

Qualquer instituição financeira oferece várias modalidades de investimentos. Ações, CDB, LCI, LCA, Títulos do Tesouro Direto, opções com renda fixa ou variável são apenas algumas entre as muitas possibilidades para fazer o seu dinheiro render. Não há uma que seja melhor do que outra, mas sim uma mais adequada ao perfil de cada cliente.

Além disso, há que se considerar que escolher mais de uma é sempre uma opção mais interessante. Imagine, por exemplo, colocar todo o seu patrimônio em ações e, da noite para o dia, em razão de alguma instabilidade, descobrir que perdeu metade do valor aplicado. Isso pode acontecer – e por maior que seja o seu investimento, certamente ninguém quer passar por isso.

É justamente por essa razão que os especialistas recomendam a diversificação dos investimentos da carteira. Ou seja, em vez de aplicar tudo em ações, por exemplo, por que não dividir o dinheiro entre LCI, LCA, ações e CDBs? Caso uma delas vá mal sua perda será menor e, consequentemente, menor será o impacto no seu rendimento.

Você sabia que nem sempre as pessoas pensaram assim?

Foi na década de 50 que o economista Harry Markowitz criou a Teoria Moderna do Portfólio. A premissa desse estudo é simples: criar uma carteira de ativos que aumente o potencial de rentabilidade e, ao mesmo tempo, diminua o risco. Grandes investidores do mercado seguem hoje essa teoria e por isso mesmo dificilmente perdem muito mesmo em momentos de instabilidade.

A boa notícia é que para diversificar os investimentos não é preciso ser um investidor de grande porte. Qualquer pessoa que queira investir deve considerar a possibilidade de não colocar todo o seu dinheiro em uma única modalidade. Assim, como nem todos os investimentos se comportam de maneira igual, mesmo que um deles vá mal os outros acabam compensando as perdas e no final das contas você sai ganhando.

Como diversificar os investimentos: um guia prático

Bom, agora que você já sabe que diversificar é importante, qual é a melhor maneira de fazer isso? Não se trata de sair simplesmente distribuindo seu dinheiro em qualquer lugar. É preciso conhecer seu perfil de investidor, definir prazos e objetivos e conhecer as opções disponíveis no mercado.

  1. Conheça o seu perfil de investidor

Você é do tipo mais arrojado, que não se importa em correr riscos, ou prefere a tranquilidade de ganhar menos, mas ganhar sempre? Investidores têm perfis diferentes e entender qual é o seu é o ponto de partida para tomar qualquer decisão.

Em geral, corretoras e bancos conversam com os clientes para entender qual é o perfil deles antes de decidir onde aplicar o dinheiro. Se você ficará nervoso somente com a possibilidade de perder uma parcela pequena que seja, talvez deva optar por alternativas de menor risco.

  • Defina prazos e objetivos

Investimentos de longo prazo tendem a oferecer melhor rentabilidade. Entretanto, pode ser que seu objetivo financeiro seja de curto ou médio prazo e isso fará com que você precise ser um pouco mais moderado ou agressivo nos investimentos para atingir aquilo que espera.

Tudo vai depender não apenas do seu perfil, mas do capital disponível para investimento e o prazo para alcançar o objetivo. Cruze esses dados e, somente então, verifique quais são as melhores opções disponíveis para atingir esses objetivos.

  • Conheça as opções disponíveis

Nem todo bom investidor é um especialista em todas as modalidades que existem no mercado. Por isso, é importante conversar com profissionais para tirar suas dúvidas sobre um tipo de investimento e aprender mais sobre as possibilidades que ele oferece.

No Paraná Banco Investimentos, por exemplo, essa é uma parte importante da formação da sua carteira. Precisamos conhecer seu perfil e seus objetivos para oferecer as melhores opções do mercado dentro da sua perspectiva. E, claro, conhecimento financeiro nunca é demais e essas informações certamente vão ajudá-lo a tomar decisões mais assertivas.

Ainda em dúvida sobre quais são as melhores alternativas para diversificar os investimentos de acordo com o seu perfil? Consulte os especialistas do Paraná Banco Investimentos e conheça todas as alternativas que temos para rentabilizar o seu patrimônio.

#investimentos

Assine a newsletter Paraná Banco Investimentos e receba conteúdos exclusivos:

Veja também

WhatsApp iconWhatsApp icon