Blog para Investir

Investimentos

Como monitorar uma aplicação em CDB?

Como monitorar uma aplicação em CDB?

Atualizado em 26/07/2022 às 14:16

Banner da noticia Como monitorar uma aplicação em CDB?

Compartilhe


Apesar de todas as vantagens, nenhum investidor pode fazer suas escolhas às cegas. Como em qualquer outro investimento, a aplicação em CDB exige análise e acompanhamento. Só assim você pode perceber se ela está trazendo um retorno atrativo ou se precisa ser redirecionada a outro investimento ou até mesmo instituição.

Mas não se preocupe! Com as dicas que daremos a seguir você saberá exatamente como escolher e monitorar seus investimentos. Acompanhe!

Entenda realmente o que é uma aplicação em CDB

Antes de mais nada, é preciso entender o que é e como funciona essa aplicação. CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário. Esse é um investimento de renda fixa oferecido pelos bancos.

Ao comprar um título de CDB, o investidor está emprestando dinheiro ao banco, que vai usá-lo nas suas operações do dia a dia. Depois, o valor investido será devolvido, acrescido da remuneração que foi negociada no momento da aplicação.

Essa é uma operação considerada segura. Primeiro, porque conta com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito no limite de até R$ 250 mil por CPF e por instituição bancária.

Além disso, porque é uma modalidade de investimento de renda fixa. Isso significa que, no momento da aplicação, o investidor sabe a taxa de juros (prefixada) ou, pelo menos, como ela será calculada (pós-fixada).

Portanto, você tem certeza de um retorno positivo, que pode ser maior ou menor, dependendo das condições da contratação e dos índices de mercado. É o contrário do que acontece na renda variável, como é o caso das ações. Nesse tipo de investimento, é difícil prever quais fatores vão afetar seu rendimento.

Escolha entre juros pré e pós-fixados

Quando você adquire um CDB modalidade prefixado, já sabe exatamente o percentual que ele vai render, e pode calcular o retorno que terá ao fim do prazo de aplicação.

Por exemplo, suponha que você escolheu um título que vai render 8% ao ano. Esse valor será mantido, independentemente do que acontecer no mercado.

Essa pode ser uma boa opção em momentos econômicos propícios a uma redução da taxa Selic, já que os investimentos pós-fixados tendem a acompanhá-la, como é o caso do CDB atrelado ao CDI — Certificado de Depósito Interbancário, uma taxa usada pelos bancos para determinar os juros dos empréstimos feitos entre eles — que segue suas oscilações.

Ou seja, se a Selic subir, seu CDB pós-fixado tende a render mais. Se ela cair, seu rendimento também será mais baixo. Geralmente, os bancos expressam o rendimento do CDB em termos de percentual da CDI, por exemplo, 105%.

A escolha entre as modalidades deve se basear no mercado financeiro e na economia do país. Uma taxa prefixada pode prejudicar o investidor diante de uma inflação muito alta. Já em períodos de queda da Selic (que acontece quando o Governo busca refrear o acesso ao crédito), a modalidade pós-fixada pode ser menos atrativa.

Avalie a liquidez e o prazo do investimento

Não apenas a forma de cálculo do rendimento afeta a rentabilidade do CDB, mas também o prazo de aplicação, ou seja, a liquidez desejada.

A liquidez é a possibilidade de dispor do seu dinheiro rápido, quando você quiser ou necessitar, sem perder capital ou juros.

Por exemplo, um imóvel é um investimento com liquidez muito baixa porque, se você precisar do dinheiro, não existe nenhuma garantia de que ele será vendido rápido. Para favorecer uma negociação imediata, é preciso baixar o seu valor. Isso é uma forma de perda de investimento.

Nos CDBs, existem títulos com diferentes perfis. É possível investir com liquidez diária, quando o banco se compromete a pagar pelo título em qualquer dia que o investidor quiser.

Também existem títulos com prazo de vencimento fixo, nos quais o dinheiro não pode ser retirado antes do fim do período contratado, que pode ser, por exemplo, de 12 ou 24 meses.

De qualquer maneira, é importante ter em mente que o rendimento geralmente é inversamente proporcional à liquidez. Isso quer dizer que, se você quiser um CDB com maior rentabilidade, provavelmente precisará abrir mão da liquidez e deixar seu dinheiro investido por um prazo maior.

Saiba o que esperar da rentabilidade de seu CDB

Como já falamos, o rendimento do CDB prefixado já é conhecido no momento da aplicação, e você já pode fazer as contas de quanto vai receber. No pós-fixado, é importante acompanhar o mercado para saber quanto o seu dinheiro está rendendo.

De qualquer maneira, como os rendimentos costumam acompanhar a CDI e a Selic, você pode esperar um aumento da rentabilidade sempre que houver aumento da taxa de juros básica do mercado.

O rendimento do CDB normalmente é dado mensalmente. Por exemplo, se você negociou com o banco uma remuneração de 110% da CDI, e ela fechou o mês em 0,64%, seu rendimento naquele mês será de 0,70%.

Mas é preciso ficar atento: nesses cálculos, você está obtendo apenas o rendimento bruto. É preciso calcular qual será o desconto do Imposto de Renda (IR) sobre os juros do CDB. A alíquota é regressiva — ou seja, diminui com o aumento do tempo de investimento.

Confira os percentuais:

  • até 180 dias: 22,5%;
  • de 181 a 360 dias: 20,0%;
  • de 361 a 720 dias: 17,5%;
  • acima de 720 dias: 15,0%.

Isso significa que, para obter a menor tributação de IR, o dinheiro precisa ficar investido por, pelo menos, 2 anos.

Conheça a instituição em que você vai investir

Os CDBs podem ser considerados investimentos seguros, mas para obter as melhores condições e evitar dores de cabeça, o investidor precisa conhecer a instituição em que vai investir. Existem três pontos principais a serem observados: rating da instituição, histórico e o grupo ao qual o banco pertence.

Os ratings são notas atribuídas às instituições por agências de classificação de risco. Para avaliar os bancos, essas agências levam em conta demonstrações financeiras, balanços, governança corporativa e compliance. Quanto melhor o rating do banco, menor é o risco do investimento.

Já o histórico serve para dar uma ideia de quanto o banco conseguiu crescer nos últimos anos e melhorar seu rating, além de mostrar o que ele tem oferecido aos seus investidores.

Por último, nem é preciso dizer que os bancos que pertencem a grupos sólidos têm mais chances de oferecer investimentos seguros, certo?

Fique de olho em seus investimentos de renda fixa

É bom que você aprenda não apenas a entender o CDB, mas, também, a compará-lo com outras opções de renda fixa. É o que chamamos de avaliar o custo de oportunidade.

Analisando o custo de oportunidade

Como acontece com diferentes aspectos da vida, dizer sim a um caminho implica falar não para vários outros. Nos investimentos, não é diferente.

Se você aplica o seu dinheiro em um CDB, está deixando de colocá-lo na poupança, por exemplo. O custo de oportunidade avalia quanto você está deixando de ganhar, por fazer uma determinada escolha, já que abriu mão de outras possibilidades.

Para que a comparação seja válida, ela precisa se basear em uma certeza. Assim, você tem que comparar seu investimento com outro que tenha retorno líquido e certo.

Não vale, por exemplo, avaliar o desempenho da bolsa de valores, porque você não tem certeza de qual vai ser a rentabilidade das ações nos próximos períodos.

Então, faça comparativos com outros rendimentos de renda fixa, preferencialmente prefixados e veja o mínimo que você estaria ganhando. Assim, tem noção de estar ou não fazendo uma boa escolha. Para ajudar nessa tarefa, você pode usar um simulador de rendimento.

De uma maneira geral, ao comparar o CDB com fundos de investimento, por exemplo, você precisa atentar para o cálculo do rendimento líquido, excluído o IR. Vale ficar de olho também nas taxas administrativas e de performance geralmente cobradas pelos fundos.

Ao comparar com a poupança, as vantagens do CDB se tornarão muito claras, uma vez que ele tem rendimento consideravelmente superior.

Tenha em mente que a aplicação em CDB é um investimento de renda fixa, que pode ser pré ou pós-fixado. A rentabilidade depende, além do mercado, da liquidez, do prazo investido e da instituição emissora do título.

Para selecionar a melhor alternativa, busque um banco que ofereça uma combinação de bons rendimentos com bons ratings.

Planeje todas as suas ações antes de investir

Em resumo, podemos fazer um passo a passo para guiar sua escolha. Veja:

Avalie o quanto pode investir

Tenha certeza do quanto você tem para dedicar a esse investimento. Confira, também, por quanto tempo seu dinheiro pode ficar aplicado. Para orientá-lo nessa escolha, segue o conselho: pense na utilização desses recursos. Quando eles devem estar disponíveis para seus planos? Tendo em vista o montante e o prazo, você sabe onde pode investir.

Pesquise a oferta das instituições

Com essas informações na mão, entre em contato com as instituições financeiras (seguindo os parâmetros que apontamos no tópico anterior) e confira a oferta de cada uma. Compare as taxas de juros, a liquidez e lembre-se de basear suas decisões no rendimento líquido, descontando Imposto de Renda e taxas.

Não se esqueça que o CDB pós-fixado deve ser escolhido principalmente com base no percentual do CDI, que é o que define sua rentabilidade, ok?

Compare o resultado com outras aplicações

Faça a análise do custo de oportunidade da aplicação em CDB. Você sabe quanto vai obter de rendimento, então pode solicitar comparativos com a poupança, LCI, LCA e outras opções de renda fixa.

Abra uma conta no banco escolhido

Encontrou o melhor CDB, que tem as condições mais adequadas para você e com a melhor taxa de juros ou o maior percentual do CDI? Parta para a abertura da conta. Ela inicia seu relacionamento com o banco e permite a movimentação do seu investimento, quando chegar a hora.

Avalie os cenários financeiros

Não se esqueça do dinheiro aplicado! Leve em consideração que o CDB prefixado pode ser prejudicado por uma alta na inflação, por exemplo. Fique de olho nos cenários econômicos e pense no quanto cada mudança tem influência sobre seus investimentos. Se for o caso, converse com um especialista do seu banco para receber orientações.

É importante manter contato com seu gerente e ficar por dentro das melhores opções que ele tem a oferecer, já que esse profissional conhece o portfólio de investimentos do banco e pode dar as melhores orientações tanto para a aplicação em CDB como para suas estratégias financeiras.

E se você ficou interessado em investir em um CDB seguro e rentável, não perca mais tempo: entre em contato com a gente agora mesmo e fale com nossos especialistas!

Assine a newsletter Paraná Banco Investimentos e receba conteúdos exclusivos:

Veja também

WhatsApp iconWhatsApp icon