Blog para Investir

Educação Financeira

Quer garantir a aposentadoria? Conheça essas 5 opções

Quer garantir a aposentadoria? Conheça essas 5 opções

Atualizado em 26/07/2022 às 14:47

Banner da noticia Quer garantir a aposentadoria? Conheça essas 5 opções

Compartilhe


Garantir a aposentadoria é um objetivo da maioria dos brasileiros. Muitos têm em mente: se formar, conseguir um bom emprego, se desenvolver em uma empresa ou negócio e, quando chegar o momento, usufruir dos benefícios de uma vida tranquila e financeiramente segura.

No entanto, sabemos que confiar a sua aposentadoria no Governo não está mais sendo tão seguro assim. Todos estão assistindo nos noticiários ou em sites na internet que a Previdência Social está prestes a sofrer uma grande mudança e a tendência para os próximos anos é piorar.

Nesse contexto, surge a necessidade de garantir uma aposentadoria desvinculada do benefício estatal, que até hoje vinha assistindo os idosos do nosso país. O nosso objetivo com este artigo é mostrar 5 opções para garantir a sua aposentadoria. Confira!

1. Previdência Privada

Entre as alternativas mais buscadas para garantir a aposentadoria, a previdência privada é a mais comum. Na realidade, muitos acreditam que só existe essa opção, porém, você verá ao longo deste artigo que isso não é verdade.

Essa modalidade de investimento funciona da seguinte forma: você, ao longo da sua atividade profissional, deposita mensalmente determinado valor em um banco que administra o fundo de previdência privada.

Esse dinheiro recebe uma capitalização periódica, que podemos chamar de rentabilidade da aplicação.

Ao término do período de acumulação de recursos você passará a receber determinado valor, que pode ser por toda a sua vida ou por um período estabelecido no momento da contratação do plano.

Uma das grandes vantagens da previdência privada é a flexibilidade. O próprio titular escolhe quanto vai receber quando se aposentar e em quanto tempo deverá acumular os recursos. Além disso, muitos escolhem essa modalidade para que o rendimento percebido se some ao montante pago a título de aposentadoria oficial, gerenciada pelo INSS.

A desvantagem desse tipo de aplicação são as taxas cobradas, que geralmente podem impactar consideravelmente no montante total investido. Tenha muita atenção nessa questão quando for contratar o seu plano.

A palavra de ordem nesse sentido é: pesquisar! Faça uma busca nos bancos da sua cidade e analise com cuidado a proposta de cada um deles.

2. Títulos de renda fixa

Como mencionamos, a previdência privada não é a única alternativa para substituir o INSS. Podemos utilizar outros tipos de investimento, que não possuem essa finalidade, mas que podem proporcionar um futuro tranquilo e seguro na terceira idade. Vamos começar pelos títulos de renda fixa.

Essa modalidade de investimento é muito comum. São papéis comercializados pelos bancos com o objetivo de arrecadar recursos para diversos fins e, como contrapartida, eles oferecem uma boa remuneração sobre o capital investido.

Alguns exemplos fundos de investimento de renda fixa são:

  • Certificado de Depósito Bancário (CDB);
  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI);
  • Letra de Crédito do Agronegócio (LCA);
  • Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI);
  • Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA);

A principal vantagem desse tipo de investimento é a segurança. Eles são amparados pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que assegura os investimentos realizados no montante de até R$ 250.000,00 por título e por CPF. Ou seja, caso o banco venha a quebrar, você terá direito a receber o seu dinheiro, obedecendo ao limite estabelecido.

Outra vantagem é a isenção do Imposto de Renda, para alguns dos investimentos mencionados, que não têm sua rentabilidade alcançada pelo tributo. No entanto, é importante verificar a taxa de remuneração da aplicação. Existem casos em que é possível obter um ganho maior, mesmo em aplicações que são submetidas às alíquotas do IR.

Sendo assim, é interessante que você varie o seu investimento, caso opte pelos papéis de renda fixa. Assim, você não ficará limitado a apenas uma rentabilidade, obtendo ganhos variados, e possibilitando que, futuramente, escolha a que estiver com o melhor resultado.

3. Poupança própria para emergências

A maioria dos investidores considera a poupança uma alternativa ruim para constituir um fundo com objetivo de garantir a tranquilidade financeira no futuro. E eles estão cobertos de razão, pois a função desse serviço não é essa.

A poupança pode ser utilizada para armazenar uma pequena quantia de utilização imediata. Ou seja, para guardar determinado valor que pode ser resgatado para suprir uma necessidade rápida ou alguma emergência.

Isso porque o acesso aos valores depositados na poupança é imediato, bastando o titular, de posse do cartão e senha, retirar o dinheiro na agência bancária.

Sabemos que em outras modalidades de investimento os valores devem ficar congelados por um tempo determinado. Sendo assim, constituir uma poupança é uma ação acessória que você deve tomar para possuir um montante de dinheiro imediato, quando necessário.

4. Títulos Públicos

Os Títulos Públicos são mais uma alternativa de investimentos que podem ser utilizados para garantir um futuro financeiro mais seguro e estável. Trata-se de papéis emitidos pelo Governo Federal que têm por objetivo arrecadar fundos para serem utilizados em suas atividades. Em contrapartida ele remunera os investidores com um bom percentual sobre o capital aplicado.

Os Títulos Públicos oferecem como principal vantagem a segurança, uma vez que, tratam-se de ativos criados pelo Tesouro Nacional, órgão financeiro de maior importância no Brasil. Além disso, a rentabilidade deles é baseada na SELIC, a taxa de juros básica da economia do país.

5. Fundos de pensão coletivos

Os fundos de pensão são formados por instituições, sem fins lucrativos, que reúnem várias empresas que têm por objetivo arrecadar valores dos seus colaboradores para investirem em diversos tipos de aplicação de renda fixa ou variável, com o objetivo de aumentar o patrimônio do fundo.

Durante a vida profissional, o empregado contribui com determinado valor e ao se aposentar, ele recebe o dinheiro mensalmente, como uma aposentadoria tradicional.

Eles são uma excelente opção para complementar a aposentadoria oficial do INSS. Contam com a grande vantagem de possuírem os mais variados tipos de investimento existentes no Brasil, proporcionando rentabilidades diferentes e ganhos maiores.

São consideradas aplicações muito seguras, existem cerca de 300 entidades que administram cerca de 1.120 planos de fundo de pensão coletivos. Juntas, essas organizações administram cerca de 700 bilhões de reais.

Como todo investimento, os fundos de pensão também apresentam riscos. Portanto, é possível que ele não tenha recursos suficientes para garantir o pagamento a todos os titulares. Sendo assim, é fundamental sempre estar atento às notícias sobre esse tipo de investimento.

Com essas informações você já pode começar, a partir de agora, a pensar em garantir a aposentadoria. Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais! Assim os seus amigos também terão acesso às informações valiosas que você obteve hoje!

Assine a newsletter Paraná Banco Investimentos e receba conteúdos exclusivos:

Veja também

WhatsApp iconWhatsApp icon