Blog para Investir

Investimentos

Reunião do Copom e as oportunidades de Renda Fixa

Reunião do Copom e as oportunidades de Renda Fixa

Atualizado em 15/08/2022 às 14:13

Banner da noticia Reunião do Copom e as oportunidades de Renda Fixa

Compartilhe


Tendência de alta da taxa básica de juros (Selic) é um fator que deve ser observado pelos investidores que quiserem potencializar resultados

Ainda em 2021, iremos ter mais duas reuniões do Copom, o Comitê de Política Monetária: uma nos dias 26 e 27 de outubro e a outra nos dias 7 e 8 de dezembro. A tendência de alta na Selic vista nas últimas reuniões não deve se modificar.

Esse cenário acende um sinal de alerta para os investidores que queiram aproveitar esse momento para potencializar os resultados dos investimentos. Em renda fixa, por exemplo, isso significa que a modalidade deve ficar ainda mais atrativa nos próximos meses.

Reportagem publicada pelo jornal Folha de S.Paulo ressalta que os especialistas do setor indicam a busca por oportunidades atreladas à inflação, à Selic (pós-fixadas), além de CRIs e CRAs.

Selic em alta: vantagens nos investimentos

É bem provável que o Copom opte por aumentar a Selic nas reuniões de outubro e dezembro, consolidando uma alta que foi característica ao longo de 2021. Se atualmente temos taxas na faixa de 6% e 6,5%, para 2022 esse índice pode ficar entre 8% e 9% ao ano — percentual que já se mostram muito mais atraentes para aqueles que investem em renda fixa.

Além do Tesouro Selic, cujo rendimento é atrelado à taxa, títulos atrelados à inflação — que também segue tendência de alta — podem apresentar bons rendimentos em médio e longo prazo. Títulos privados prefixados também podem gerar bons resultados, desde que os prazos sejam de pelo menos dois anos.

Os sinais não são de agora: já faz um bom tempo que os indicativos de alta da taxa Selic circulam. Portanto, quem optou por esse caminho antes, poderá obter resultados ainda melhores no futuro. Mas, para quem ainda está em dúvida, o momento é mais do que interessante para incluir esses ativos no portfólio.

Em outras palavras: um aumento na Selic fará com que a renda fixa pós-fixada ao CDI também tenha uma rentabilidade maior. São exemplos de ativos pós-fixados:

  • CDB
  • LCI
  • LCA
  • Debêntures
  • LF
  • CRI
  • Tesouro Selic
  • Fundos DI

Em contrapartida, opções de renda fixa prefixada tendem a sofrer com o efeito inverso, desvalorizando com altas na Selic. Letras do Tesouro Nacional e alguns tipos de debêntures se enquadram nessa categoria.

Portanto, sempre fique de olho nas decisões do Copom e na análise dos especialistas sobre as tendências.

CDBs podem ser opções mais vantajosas

Os títulos de CDB, além de investimentos de renda fixa atrelados ao CDI, estão hoje entre as opções atraentes para quem quer alocar seu dinheiro em ativos de baixo risco e previsibilidade. Esse é definitivamente o caso dos CDBs do Paraná Banco Investimentos.

Vale lembrar que os CDBs têm desconto de Imposto de Renda, que varia de 22,5% a 15% (tabela regressiva), na data de vencimento ou liquidação do título. Porém, quanto mais longo for o investimento, menores serão os tributos. Um CDB de 3 anos, por exemplo, oferecerá melhores condições do que um CDB de um ano.

No caso da rentabilidade dos CDBs do Paraná Banco Investimento, mesmo se considerarmos os descontos de Imposto de Renda, essa ainda é uma das alternativas com melhor rentabilidade líquida no mercado na atualidade, quando observado o grau de risco da dívida.

Além disso, entre os atrativos dessa modalidade de investimento, podemos destacar a liquidez diária, a relativa previsibilidade de ganhos e, no caso específico do Paraná Banco Investimentos, a possibilidade de contratação 100% online.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre quais são as melhores opções de investimento de acordo com as tendências do mercado em cada momento, não deixe de consultar a equipe de especialistas do Paraná Banco Investimentos.

Estamos à sua disposição para orientá-lo da melhor forma possível para que você possa obter sempre os melhores resultados. Aproveite esse momento de mudança na taxa Selic para planejar seus investimentos para os próximos meses.

Se você precisar de qualquer tipo de orientação técnica sobre as modalidades de investimento ou sobre as perspectivas de mercado para os próximos meses, consulte a nossa equipe. Não faça negócio antes de conhecer as oportunidades que temos para você.

#investimentos

Assine a newsletter Paraná Banco Investimentos e receba conteúdos exclusivos:

Veja também

WhatsApp iconWhatsApp icon