Blog para Investir

Educação Financeira

Quer um banco sem taxas? Veja como escolher o melhor!

Quer um banco sem taxas? Veja como escolher o melhor!

Atualizado em 26/07/2022 às 14:49

Banner da noticia Quer um banco sem taxas? Veja como escolher o melhor!

Compartilhe


Você sabia que existe banco sem taxas? Poucas pessoas sabem, mas é possível ser correntista de banco sem pagar tarifas pelos serviços. O Banco Central estabelece que todos os bancos precisam oferecer uma conta corrente para pessoas físicas de forma gratuita, ou seja, sem cobrar taxas de manutenção para os serviços essenciais básicos.

No pacote de serviços básicos estão incluídas duas transferências entre contas do mesmo banco (mensais), quatro saques, um extrato anual, dois extratos de meses anteriores e dez folhas de cheque. Além de cartão de débito e acesso ao internet banking.

Porém, muitas vezes os bancos não divulgam essas informações para os seus correntistas. É necessário que os usuários interessados procurem as instituições financeiras e busquem pela informação. E o que muitos não sabem é que, normalmente, o informe sobre o pacote de serviços gratuitos se encontra no site do banco, na tabela de tarifas ou nas agências bancárias.

É importante que você escolha a melhor instituição — ainda que todos os bancos sejam obrigados a oferecer esse serviço. Neste post, vamos mostrar as características que você precisa ficar atento na hora de escolher o seu banco sem taxas. Confira:

Quais características devem ser observadas em um banco sem taxas?

Atendimento exclusivo em plataformas online

Instituições financeiras que oferecem atendimento exclusivo em plataforma online e não possuem agências físicas conseguem diminuir seus custos e adotar uma estratégia mais agressiva na hora de oferecer benefícios gratuitos para os clientes.

Além de tornar o atendimento mais eficiente, a assistência online traz mais comodidade ao correntista, não sendo necessário que ele tenha que sair de casa para comparecer a uma agência bancária e ficar refém de horários para realizar qualquer serviço.

O atendimento online também permite que o usuário tenha mais controle sobre sua conta corrente e investimentos.

Limite de transferências sem taxa

O Conselho Monetário Nacional estabelece que os bancos ofereçam no mínimo duas transferências gratuitas mensais. Porém, as instituições financeiras, com o objetivo de conquistar o cliente, podem oferecer um número ilimitado de transações.

Informe-se sobre a quantidade máxima de transferências oferecidas antes de escolher seu banco sem taxas. Se você utiliza muito esse serviço é melhor escolher uma instituição que oferece uma opção de TED e DOC ilimitada.

Cartão de débito

O cartão de débito faz parte do pacote de serviços gratuitos oferecidos pelos bancos, mas a solicitação de uma nova via não faz parte das obrigações das instituições, podendo ser taxada. Apesar de ser cobrado um valor simbólico, muitas vezes entre R$ 10,00 e R$ 20,00, a solicitação de segundas vias pode acabar onerando sua conta.

Procure uma instituição financeira que ofereça esse serviço de forma gratuita, não importando quantas vias solicite.

Acesso à informação pela internet

Você não quer ter que se deslocar até um caixa eletrônico ou a uma agência bancária e enfrentar filas para ter acesso a informações da sua conta, não é mesmo? Várias instituições financeiras já disponibilizam o serviço de consulta de saldos, extratos e rendimentos dos investimentos por meio de aplicativos ou internet banking.

Ao optar por um banco que ofereça acesso a todas as informações da conta de forma online é possível economizar tempo e tem mais controle sobre sua vida financeira.

Abertura de conta online

Abrir uma conta em um banco é uma tarefa rápida e sem burocracia. Vai ser necessário somente um documento de identificação e um comprovante de residência, portanto não faz sentido ter que se deslocar para uma agência e enfrentar fila somente para entregar a cópia dos documentos e assinar um contrato.

Escolha uma instituição financeira que permita a abertura da conta de maneira totalmente online. O envio dos documentos é feito por meio do aplicativo e a criação da assinatura digital é rápida e prática. Geralmente, a abertura da conta é realizada no mesmo dia da requisição, permitindo iniciar a utilização dos serviços bancários rapidamente.

Investimentos

Além de se informar sobre as características citadas acima, é importante saber se a instituição financeira que você está considerando escolher oferece serviços de aplicações para investidores. Se está querendo investir o seu dinheiro, não pode se preocupar somente com as taxas da conta corrente e não levar em consideração se o banco disponibiliza opções para investidores e as taxas cobradas.

Além da isenção das tarifas para abertura e manutenção das contas, algumas instituições financeiras não cobram taxas para o correntista realizar investimentos. Portanto, se pretende realizar algum investimento ou guardar aquele dinheiro que sobrou no final do mês, procure saber se o seu banco sem taxas também oferece serviços de aplicações financeiras de forma gratuita.

Como se informar sobre a melhor opção?

É necessário se informar para que você tome a melhor decisão. Portanto, procure conversar com outras pessoas que utilizam os serviços das instituições financeiras dessa modalidade, pergunte qual o nível de satisfação delas com os bancos, quais são as vantagens que elas enxergam ao ser correntista de um banco que não cobra taxas de serviços, entre outras questões que podem se mostrar relevantes.

E se você não conhece ninguém que utiliza esse tipo de serviço, leia as recomendações realizadas em sites de avaliação. Preste atenção nas reclamações dos usuários e na forma como a empresa lidou com os problemas e se conseguiu solucioná-los. Quanto mais se informar sobre as instituições financeiras que está considerando se tornar correntista, menor vai ser o risco de se decepcionar com o banco.

Agora, você já sabe que todos os bancos nacionais devem oferecer um pacote de serviço sem tarifas. E, mesmo que isso não seja abertamente divulgado, basta procurar um gerente em uma agência bancária ou mesmo a tabela de tarifas de serviços no site da instituição bancária da sua preferência, que as informações sobre a conta sem taxas estarão lá.

Neste post, mostramos quais são as características que precisa ficar atento ao escolher um banco sem taxas. É vantajoso para o usuário que a instituição financeira ofereça transferências ilimitadas, ou com limite alto, não cobre taxa para a emissão de novas vias do cartão de débito, que o atendimento seja realizado online, seja possível investir sem pagar tarifas e que todas as informações sobre a conta sejam disponibilizadas pelo internet banking ou por meio de um aplicativo.

Agora que você já sabe como escolher a melhor opção de banco sem taxas, que tal aprender a investir sem taxas? Leia o nosso post e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Assine a newsletter Paraná Banco Investimentos e receba conteúdos exclusivos:

Veja também

WhatsApp iconWhatsApp icon